Noveleiro

Nome vulgar: Noveleiro, Folhado, Folhado-comum ou Milfolhado
Nome científico: Viburnum tinus L.

Espécie presente em bosques e locais rochosos do sul da Europa, por vezes formando matos e frequentemente cultivado como ornamental ou para proteção. O folhado é uma planta espontânea em Portugal. É originário da região mediterrânica ocidental, estendendo-se até à Península Ibérica. Tolera solos ácidos e básicos, mas não aceita solos calcários.
epíteto específico, tinus, significa “louro silvestre”, tendo sido aplicado por Plínio, e posteriormente por Clusio, pelo facto da folha ser parecida com a do loureiro.
É muito utilizado como planta ornamental em quase toda a Europa ocidental por ser uma planta de crescimento rápido, bem como pela sua floração e cor dos frutos, os quais permanecem na árvore por muito tempo. É também muito pouco exigente a nível de manutenção e resistente à poluição urbana.
Os frutos do folhado já foram utilizados como purgante, e para combater a hidropisia (acumulação de líquido seroso numa cavidade), contudo atualmente não é aconselhável o seu uso, pois podem provocar inflamações na boca, sendo os seus efeitos pouco conhecidos. As folhas esmagadas terão sido utilizadas como febrífugo (tratamento da febre).