Loendro

Nomes vulgares: loendro, loandro, aloendro, loandro-da-índia, alandro, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha espirradeira ou flor-de-são-josé
Nome científico: Nerium oleander

O oleandro é originário do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia. A palavra utilizada como restritivo específico, oleander, vem do italiano oleandro, parecido a Olea, de oliveira, pela semelhança das folhas.
Trata-se de uma espécie cultivada como ornamental, nomeadamente como separador das autoestradas, atingindo por vezes dimensões e estrutura de árvore. O loendro é um arbusto muito resistente a todas as classes de solos e a condições adversas sendo, por essa razão, também usado para estabilizar terrenos em zonas quentes.
Toda a planta é altamente venenosa. Muito tóxica, pode ser letal se consumida por humanos ou outros animais. O contacto com a pele pode causar irritação, enquanto que a ingestão de uma só folha já causou a morte em crianças. Também já houve mortes pela utilização da madeira do arbusto em paus de espetada. As suas raízes atuam como raticida. Antigamente era considerada eficaz contra a mordedura de animais venenosos.
O seu princípio ativo é a oleandrina, um heterósido cardiotónico responsável também pela sua toxicidade. No entanto, as suas flores são aromáticas sendo utilizadas em perfumaria.