Chamaecyparis

Na impossibilidade de identificar esta espécie, mas tendo sido possível identificar o género a que pertence, apresenta-se um conjunto de informações relevantes relativas ao género Chamaecyparis.
Pertencente à família Cupressaceae, é um género de coníferas, originário do leste da Ásia e do oeste da América do Norte, que inclui várias espécies como Chamaecyparis lawsoniana, Chamaecyparis obtusa, Chamaecyparis pisifera e Chamaecyparis nootkatensis.
São árvores de folhagem perene, de tamanho mediano a grande e que crescem até aos 20-70 m de altura.
Chamaecyparis lawsoniana, conhecida, entre outras designações, por Cedro-branco ou Cedro-do-Oregon, é uma espécie que, na zona Oeste dos Estado Unidos, é plantada como ornamental, para proteção e pela madeira. Em Portugal foi plantada nas zonas serranas do Norte. A resina desta espécie apresenta propriedades diuréticas.
Chamaecyparis obtusa, conhecida por Camecipáris-Hinok, é uma espécie originária do Japão e é largamente plantada como ornamental. É uma árvore muito apreciada pelos cultivadores de bonsai, sendo usada para esse fim dentro e fora do Japão.
Chamaecyparis pisifera, conhecida por Camecipáris-Sawara ou Cipreste-azul, é também nativa do Japão. A sua madeira tem um odor a limão e é considerada de grande qualidade. No Japão, a madeira desta espécie é usada como material de construção para palácios, templos, santuários, saunas e no fabrico de caixões.
Chamaecyparis nootkatensis, conhecida por Cipreste-de-Nootka, é uma espécie originária da América do Norte. Existe o registo de um exemplar desta espécie, encontrado na Columbia Britânica (Canadá) cuja idade foi contabilizada em 1834 anos.