Árvore da borracha

Nomes vulgares: Gameleira, Seringueira-de-jardim, Planta-da-borracha, Falsa-seringueira, Árvore-da-borracha
Nome científico: Ficus elastica Roxb.

Pertencente ao mesmo género da Figueira-comum (Ficus), trata-se de uma espécie nativa do NE Índia e S Indonésia com uma altura entre quinze metros a vinte metros de altura (até sessenta metros no seu habitat natural), de tronco curto e grosso (chega aos dois metros de diâmetro), geralmente irregular e muito ramificado desde a base.
Na vila indiana de Cherrapunjee, conhecida por ser o local com maior índice de precipitação no planeta terra, o povo Khasi tem praticado a bio-engenharia com as raízes e ramos da Ficus elástica, construindo pontes vivas!
As árvores-da-borracha crescem naturalmente nas margens dos rios e ribeiros. Os Khasis, guiam habilmente as raízes de forma a que estas cresçam sobre os cursos de água, fazem com que as mesmas enraízem na outra margem. À medida que as raízes vão crescendo, estas pontes vivas vão ficando maiores e mais fortes. Algumas são utilizadas há mais de 500 anos.
Os frutos são minúsculos figos sésseis, esféricos, com cerca de um centímetro de diâmetro e com a superfície lisa, de cor esverdeada com minúsculos ponteados mais escuros. Fora do seu habitat nativo, os frutos são raros.
Quando cortada, a planta derrama uma seiva ou látex extremamente tóxico quando ingerida. Essa seiva, quando em contacto com a pele, pode também provocar reações alérgicas. Este látex foi utilizado como matéria-prima no fabrico de borracha, embora não tenha a mesma abundância e qualidade do produzido pela seringueira.
A Ficus elastica é uma das plantas de interior mais populares do mundo, sendo cultivada com este objetivo em praticamente toda a Terra.