Início
Alunos
Galeria
PADDE
Serviços
Contactos
Informações

Novo!
MATRÍCULAS 2024 - 2025
Pré-Escolar 1.º Ciclo
Legislação


   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   







Mensagem do Plano Nacional Leitura 2027

Mensagem do Plano Nacional Leitura 2027

AmpliarAmpliar

2018-09-25

Aos Leitores

"Ler é um prazer. Mas só para alguns. Para quem cresceu entre livros, por exemplo, e conquistou, a cada página lida, o gosto pela leitura. Ao mesmo tempo, descobriu que cada livro guarda dentro outros mundos, outras pessoas, outros lugares, outros tempos, outras memórias, outras formas de ser, de estar, de sentir, de comunicar, de rir..."

Aos Leitores

Ler é um prazer. Mas só para alguns. Para quem cresceu entre livros, por exemplo, e conquistou, a cada página lida, o gosto pela leitura. Ao mesmo tempo, descobriu que cada livro guarda dentro outros mundos, outras pessoas, outros lugares, outros tempos, outras memórias, outras formas de ser, de estar, de sentir, de comunicar, de rir... E essa descoberta, intimamente ligada à preservação da capacidade de espanto que caracteriza a infância, terá sempre alimentado a vontade de continuar a ler. Por prazer, não por obrigação.
Não é muito diferente do que acontece com outras atividades que preenchem o nosso quotidiano, como comer ou fazer exercício físico. Comer pode ser um prazer, para quem desde cedo aprendeu a distinguir o sabor dos alimentos; fazer exercício físico também pode ser um prazer, para quem cresceu a fazer cambalhotas e pinos, a jogar à bola e a correr atrás dos amigos. É certo que todas estas atividades, sendo à partida naturais, implicam depois uma decisão e uma prática. No caso da leitura, essa decisão e essa prática dependem, muitas vezes, de quem nos rodeia: das famílias, dos amigos, dos professores... Se quem nos rodeia tiver a capacidade de nos contaminar com boas leituras, leituras que alimentem a
nossa curiosidade e estimulem a nossa imaginação, de certeza que cresceremos leitores.
É também esse o momento em que se torna fundamental o papel do Plano Nacional de Leitura, fornecendo coordenadas para que a leitura se torne um prazer, isto é, sugerindo livros capazes de entusiasmar não apenas os que já são leitores, como aqueles que ainda não são. Funciona como um mapa, útil em qualquer viagem, sobretudo em viagens por territórios desconhecidos, e pode ser usado para orientar leitores de todas as gerações. Assim como para dar pistas para que as famílias e os professores saibam o que partilhar com os leitores mais novos, e até entre si.
Essa troca — de professores com alunos, de famílias com professores, de pais com filhos — é essencial para formar leitores e para, no meio das dezenas de livros que são diariamente publicados em Portugal, distinguir os melhores. Só deste modo será possível criar uma rede em que os livros, escolhidos por especialistas, possam circular pelas mãos dos leitores, os que já o são e os que se tornarão. A leitura implica essa prática. E essa conquista.

Com os melhores cumprimentos,
(Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027)


ETIQUETAS: PNL, Bibliotecas

Publicado por Maria Fernanda Costa Gonçalves
Última atualização em 2018-09-25 16:50:50
2802 visitas 

 

Artigos PNL

Conjuntos de Livros para Leitura Orientada e de Apoio ao PNL

Projecto de Desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura no Agrupamento de Escolas de Fajões

Planificação e circulação das obras para leitura orientada do PNL no 1º ciclo

Novidades

Aviso - Contratação de Escola Grupo 100 - Pré Escolar

Jornadas Pedagógicas 2024

Jornadas Pedagógicas 2024

Dia da Terra

Guia para a Realização das Provas de Aferição 2024

Projeto Educativo 2023-3025

Regulamento Interno

O Dia Mundial da Árvore e da Poesia nas escolas do Agrupamento

Avaliações Intercalares - 2.º semestre

25 de abril, 25 dias, 25 livros

voltar


 Autenticação ajuda

 Utilizador 
 Código 




Notícias na imprensa


Visitas únicas
Hoje: 39
Este mês: 37.061


Facebook  Youtube  Twitter  Feed Mobile Mobile Android APP Edulink