A apresentação que se segue pretende ajudar-te a elaborar corretamente um trabalho escrito, a partir de uma pesquisa. Lê-o com atenção e segue as suas indicações.
Consulta também o guião para a elaboração automatizada da bibliografia.
O desafio, para este mês de maio, é conhecer os clássicos da literatura.
"Porquê ler os clássicos?"
Italo Calvino, num dos 14 pontos da sua célebre reflexão "Porquê ler os clássicos?", diz que "Os clássicos são livros que nos chegam trazendo em si a marca das leituras que antecederam a nossa e atrás de si a marca que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou mais simplesmente na linguagem ou
nos costumes)", ou seja, os clássicos são livros que atravessam o tempo, a memória individual e colectiva, o próprio inconsciente social. São livros, os clássicos, que por estas características e antes de mais pela sua qualidade estética, foram elevados ao estatuto de património cultural da humanidade, sobretudo porque, como Italo Calvino também lembra, são livros que nunca acabam de dizer o que têm a dizer, isto é, são perenes, desafiadores para o leitor de qualquer época.
Março - Literatura Fantástica | Boletim Bibliográfico
Imaginário de seres corajosos que lutam contra o mal e o vencem, no final, por se apoiarem na amizade, no amor, no respeito, a literatura fantástica revela uma coexistência mais ou menos pacífica de heróis e vilões, valores e objetos mágicos, seres fantásticos e universos alternativos.
É comummente aceite que a literatura fantástica tem os seus momentos mais altos em tempos de desencanto e confusão.
Esta é a nossa sugestão para o mês de março, mês em que festejamos a Semana da Leitura.
Na tradução literal do inglês significa "notícias falsas", embora esta definição, para os jornalistas, seja uma contradição: se for mentira ou falsificada (outro significado de “fake”), não é notícia. Em alternativa, pode também dizer-se "informações falsificadas", conceito que remete para manipulação. Os franceses, por exemplo, optaram pelo termo "infox" (amálgama de informação e intoxicação).
Em anexo, encontras um guia para identificar notícias falsas.
Podes também aceder aqui a um pequeno vídeo com um guia básico para identificar notícias falsas.
O Facebook também te dá algumas dicaspara identificar notícias falsas.
Aceitando o desafio do PNL, para o desejo de leitura de janeiro, divulgamos as referências de Ficção Científica nas nossas Bibliotecas Escolares.
Entende-se por ficção científica, um subgénero romanesco e cinematográfico fundado sobre as consequências do progresso científico quanto ao destino da Humanidade.
O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.
A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.
O tema deste ano é "Juntos pela Paz: Respeito, Segurança e Dignidade para Todos". Para celebrar este dia, o movimento de contadores de histórias pela Paz Mundial está a unir narradores, livreiros, editoras, bibliotecários, professores, educadores e famílias em todo o mundo para que neste dia se contem histórias sobre PAZ e TOLERÂNCIA.
Cada pessoa ou entidade organiza na sua sala de aula, biblioteca, livraria ou em casa, uma dinâmica de leitura com estes temas.
Em anexo, uma lista de referências das BEs do AE de Fajões.
Nos 100 anos de vida literária de Ferreira de Castro, as bibliotecas do agrupamento de Escolas de Fajões divulgam as referências que possuem no seu catálogo, alusivas a este autor.
No âmbito da Semana da Leitura, a Rede de Bibliotecas de Oliveira de Azeméis, através do SABE, elaborou um boletim bibliográfico dos pares livro/filme que existem nas bibliotecas do município.
Aqui fica uma apresentação que te pode ajudar a pesquisar no catálogo das Bibliotecas Escolares e ficar a saber que documentos aí podes encontrar.
Itinerários Bibliomóvel
Durante o período de férias, os alunos poderão recorrer ao Bibliomóvel da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, para a requisição de livros. Este passará pelas freguesias de Carregosa e Pindelo (25/06; 11/07; 30/07), Macieira de Sarnes e Cesar (01/07; 17/07) e Fajões (17/06; 03/07; 22/07). Poderão consultar, em anexo, os horários e locais.
Para melhor conhecimento deste acontecimento da história de Portugal, deixamos aqui um Boletim Bibliográfico com documentos e sítios que podes consultar.
O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março. Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto da pessoas.
O teatro é uma arte milenar e funciona como meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.
A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.
Em anexo, podes encontrar informação sobre o teatro e sua história.
Podes ainda fazer uma visita virtual ao Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa) em: Link
Neste ano em que a Semana da Leitura comemora os 800 anos da Língua Portuguesa, a Rede de Bibliotecas de Oliveira de Azeméis divulga, através de um Boletim Bibliográfico, os seus autores locais, que muito contribuíram para estes 8 Séculos da nossa língua. Nele está concentrado o Fundo Local, em diferentes classes, existente nas bibliotecas da RBOA, incluindo as do Agrupamento de Escolas de Fajões.
Por ocasião da atribuição do Prémio Camões 2013 a Mia Couto, a BECAs publica um Boletim Bibliográfico com as referências deste autor existentes nas bibliotecas escolares do agrupamento.
Numa parceria entre a BECAs e o Grupo de História, para a comemoração do 25 de abril, os alunos do 9º ano elaboraram este boletim, contendo sitografia sobre o 25 de abril.
Lê o artigo completo e consulta alguns sítios de referência para o estudo do 25 de abril de 1974.
Este ano celebra-se o centenário do nascimento de Ilse Losa (1913-2006), escritora de origem alemã que, em 1934 (escapando à perseguição aos judeus na Alemanha de Hitler), veio para Portugal. Nas bibliotecas do agrupamento podes requisitar os livros de Ilse Losa que se encontram referenciados no Boletim Bibliográfico em anexo. Podes testar os teus conhecimentos sobre a autora aqui . Podes saber mais acedendo aos seguintes endereços: http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=10373 http://ilselosa.wordpress.com/