MATRÍCULAS 2024 - 2025

Feira das Profissões 2015-2016

2016-05-30

No passado dia 20 de maio aconteceu no Agrupamento de Escolas de Fajões a 6ª edição da “Feira das Profissões”. O evento teve lugar nas instalações da EBS e foi dedicada essencialmente à divulgação da oferta formativa do Agrupamento, tendo marcado presença, nas instalações da escola, algumas instituições universitárias, o que contribuiu para que os alunos adquiram uma maior maturidade vocacional já que se aproxima, sobretudo para os alunos mais velhos, uma fase crucial das suas vidas na qual uma decisão sobre a carreira profissional tem de ser tomada, e essa, poderá marcar os seus percursos futuros.

Assim, no dia 20 de maio, para além desta divulgação formativa, os visitantes puderam observar em simultâneo, o testemunho do que foram algumas das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, já que todos os níveis de ensino e todos os Departamentos estiveram representados, e as valências existentes na escola no que concerne à formação disponibilizada. Deste modo, foi possível envolver toda a comunidade educativa na prossecução dos objetivos nos quais assentou o certame.
No decorrer do dia foram desenvolvidas inúmeras atividades, entre as quais se destacaram a realização do Baile da Biblioteca para o Pré-Escolar, a visita dos alunos do 3.º ano aos laboratórios, bem como, a dinamização de aulas “vivas” para o 4.º ano permitindo estas, fomentar uma equilibrada integração num novo ciclo e num novo contexto. Relativamente aos alunos do 6.º ano, para além da visita aos diferentes bancas presentes, puderam também visitar o Planetário instalado no Pavilhão Gimnodesportivo. Por sua vez, os alunos do 9.º ano participaram nos vários workshops disponibilizados ao longo do dia, de acordo com as suas preferências vocacionais, tendo participado também numa aula viva no restaurante pedagógico, dinamizada pelos alunos do curso de restauração e ainda usufruíram de um workshop intitulado “Tour Agarra a Vida” dinamizado pela Academia dos Patins do Estoril.
No que se reporta aos alunos do Ensino Secundário proporcionaram-se igualmente atividades motivadoras, destas se destacando os seguintes Workshops: Enfermagem, dinamizado pela Enfermeira Maribel Carvalhais da Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha de Oliveira de Azeméis; Telecomunicações/Eletrónica/Informática, levado a cabo pelo Prof. Dr. Armando Pinto da Universidade de Aveiro; Multimédia/GPSI – Prof. César Figueiredo; e, Restauração, sob a responsabilidade do Chefe Pedro Peixoto, ex concorrente do conhecido programa Masterchef Portugal.
Em simultâneo, da parte da manhã, e com o apoio da edilidade oliveirense, houve lugar a uma experiência radical para toda a comunidade educativa, proporcionada pela Academia dos Patins sob o lema “Tour Agarra a Vida”, com demonstração de patins em linha, skates e BMX. Salienta-se que, esta atividade e o correspondente workshop direcionado aos alunos do 9.º ano, abordou questões tão prementes como, a prevenção da toxicodependência e a promoção da igualdade de género.
Além das atividades supracitadas, foi possível visitar variados ateliês concebidos pelos diferentes Departamentos Curriculares, que tiveram um impacto muito positivo na comunidade de visitantes pela criatividade, motivação e empenho, que demonstraram. Por outro lado, foi possível assistir ao longo do dia a variadas atuações artísticas dos alunos deste Agrupamento.
Este dia dinâmico e interativo culminou com diferentes atuações que ocorreram já durante a noite, salientando-se a participação do Coro e Orquestra da Academia de Música de Oliveira de Azeméis, bem como, do grupo de ginástica acrobática e trampolins da EBS de Fajões. Por fim, o espetáculo foi encerrado com a grandiosa atuação da ex concorrente dos Ídolos Rita Nascimento, que levou o público a reviver a sua participação neste programa pois apresentou alguns dos temas interpretados ao longo da sua participação no referido programa.
O evento também contou com a presença ativa da Associação de Pais da EBS de Fajões, com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, do Chefe de Divisão do Gabinete da educação desta autarquia, do Presidente da Junta de Freguesia de Fajões, dos representantes das Juntas de Freguesia, dos Bombeiros e da GNR.
Investida do lema do Agrupamento “Uma escola que vai mais longe”, a “Feira das Profissões” do AE de Fajões, contínua em crescendo já que as expetativas para a próxima edição são, cada vez, mais auspiciosas.

Publicado por Webmaster
Inserido em 2016-05-30 12:10:33